16 fevereiro 2015

[Resenha] Eldest - Christopher Paolini

Título original: Eldest
Autor: Christopher Paolini
Minha edição: Rocco

"Eldest acompanha o amadurecimento do jovem guerreiro protagonista da história e mostra também o crescimento de Christopher Paolini como escritor. Agora com 20 anos, o jovem autor utiliza técnicas narrativas mais complexas para contar as aventuras e os desafios encarados por Eragon. "Ousei mais neste segundo livro e usei técnicas que não tinha usado no primeiro, como trocar pontos de vista e trabalhar de maneira mais completa os personagens e suas emoções", explica o escritor.

A narrativa de Eldest começa três dias após a cruel batalha travada por Eragon para libertar o Império das forças do mal. Agora, o Cavaleiro de Dragões se vê envolvido em novas e emocionantes aventuras. Em busca de um tal Togira Ikonoka, que supostamente possui as respostas para todas as suas perguntas, Eragon parte, junto com Saphira, o dragão azul que o acompanha desde o início da aventura, para Ellesméra, a terra onde vivem os elfos. Lá, eles pretendem aprender os segredos da magia, da esgrima e aperfeiçoar o seu domínio da língua antiga.

Em sua jornada, que também é uma caminhada para a maturidade, Eragon conhece seres e lugares diferentes e se apaixona por Arya, filha da rainha Islanzdaí. Mas também descobre que nem tudo é o que parece. Conflitos e traições aguardam o jovem herói e por um longo tempo ele não tem certeza em quem pode confiar. Os desafios de Eragon são entremeados pela luta de Roran, cuja importância aumentou em relação ao primeiro livro, formando narrativas paralelas que se juntam no fim com um único objetivo: derrotar o grande rei.

Mais maduro e preparado, Eragon consegue afastar o exército inimigo por algum tempo. A vitória definitiva, no entanto, só acontece depois da revelação de um grande segredo, que fará com que Eragon e Roran se unam novamente e decidam partir para uma nova e perigosa missão, que parece ser o ponto de partida do terceiro livro: salvar a noiva de Roran, Katrina, dos Ra’zac."

Sucessor de Eragon e segundo livro do Ciclo da Herança, Eldest foi lançado quatro anos após a estréia de Paolini no mundo literário. Percebemos logo nas primeiras páginas o crescimento tanto do autor, quanto do livro. A mudança mais visível é a presença de duas histórias: Paolini narra as aventuras de Eragon e seu dragão, Saphira, e de Roran, primo de Eragon.

Eragon e Saphira iniciam a jornada até Ellesméra, a capital dos elfos, junto de Arya, a elfa resgatada por Eragon e filha da rainha dos elfos, e Orik, representante dos anões. Eles precisam dar continuidade ao treinamento inciado por Brom, e estão em busca do Togira Ikonoka, algo, ou alguém, que supostamente teria todas as respostas para o futuro do dragão e do cavaleiro, inclusive sobre os infortúnios que ocorrem a ambos durante o primeiro livro.

Ao mesmo tempo, Paolini narra as aventuras do primo de Eragon. Roran, após os ataques dos Ra’zac, lidera a fuga dos habitantes de Carvahall. Eles precisam atravessar a Espinha e chegar até os Varden, um grupo de rebeldes que lutam contra o rei Galbatorix. 

Após inúmeros acontecimentos importantes, Eragon se vê obrigado a regressar da cidade elfica e se juntar aos Varden na Batalha da Campina Ardente. Para a surpresa de todos, um novo dragão surge. Thorn, o dragão vermelho que ilustra a capa livro, e seu cavaleiro estão sob o comando de Galbatorix e a missão deles é sequestrar Eragon e levá-lo até o rei tirano.

A narrativa de Paolini se mostra mais emocionante do que nunca e Eldest consegue superar Eragon neste quesito. A vontade que temos, ao terminarmos o livro, é de iniciar o seguinte, Brisingr, no mesmo instante. A inserção de personagens-chave dá um novo gás à história, aumentando a curiosidade sobre as aventuras e o futuro de Eragon e de cada uma das criaturas criadas por Paolini.

Christopher Paolini nasceu no ano de 1983 em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. Exceto por alguns anos em Achorage, Alasca, ele passou a vida inteira na região de Paradise Valley, no estado norte-americano de Montana, onde ainda reside. Ele vive com os pais e a sua irmã mais nova, Angela, numa rústica casa às margens do rio Yellowstone, cenário o qual Paolini descreve como uma de suas principais fontes de inspiração. Lançou seu primeiro livro, Eragon, aos 19 anos. A série Ciclo da Herança já ultrapassou a marca dos 25 milhões de livros vendidos no mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se livre para comentar o que quiser, mas use com moderação.